Horário de verão começa à 0h de domingo

O horário de verão de 2018 começa na primeira hora deste domingo (4). À meia-noite, os moradores de 10 estados e do Distrito Federal devem adiantar o relógio em uma hora.

O ajuste vale para as regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal) e irá vigorar até o terceiro domingo de fevereiro de 2019 (dia 17).

O objetivo do horário de verão é aproveitar os dias mais longos, com mais tempo de iluminação solar, para diminuir a demanda e o consumo de energia elétrica no horário de ponta, que vai das 18h às 21h.

De acordo com a Empresa Luz e Força Santa Maria (ELFSM), a estimativa de redução durante a mudança deve ser de cerca de 4% nos 11 municípios atendidos pela empresa no Noroeste do Espírito Santo.

“Toda essa energia poupada seria suficiente para abastecer, durante um mês e meio, uma cidade do porte de São Gabriel da Palha que possui cerca de 14,4 mil unidades consumidoras”, disse o assessor da diretoria, Henrique Coutinho.

Neste ano, o horário de verão foi encurtado. Até o ano passado, ele se iniciava no terceiro domingo do mês de outubro. Em dezembro de 2017, o presidente Michel Temer assinou decreto que encurtou o período de duração do horário de verão, atendendo a pedido do Tribunal Superior Eleitoral, para que o início do horário de verão não ocorresse entre o primeiro e o segundo turno da eleição.

 

Buscar Notícias

Últimas postagens