Segurança

A energia elétrica é muito importante em nossas vidas, mas é um recurso que exige cuidados. Se mal utilizada, pode ser perigosa. Veja algumas dicas que listamos e proteja-se!

Segurança dentro de casa:

1- Não ligue diversos aparelhos elétricos na mesma tomada.
Apesar de ser uma prática caseira muito comum, ela é muito perigosa porque pode provocar sobrecarga e danos à instalação elétrica causando curto-circuito. Evite também o uso de extensões.

2- Na troca de lâmpadas
Ao trocar uma lâmpada sempre a segure pelo bulbo do vidro. Não encoste os dedos na parte interna do bocal (soquete).

3- Fique de olho nas instalações elétricas
Confira periodicamente as suas instalações elétricas e troque o mais rápido possível os fios velhos com isolamento precário, desencapados ou defeituosos. Também não faça instalações com fios em mau estado, incompatíveis com a carga (finos demais), com disjuntores “automáticos” (com corrente nominal acima da capacidade de condução dos fios do circuito que está protegendo), nem utilize interruptores ou tomadas sem espelho (tampa).

4- Não se esqueça de desligar a chave geral
Antes de fazer qualquer reparo na instalação, desligue sempre a chave geral.

5- Fusíveis e disjuntores
Procure sempre identificar o que causou a queima de um fusível ou o desligamento de um disjuntor. É que esses dispositivos protegem as instalações elétricas e podem indicar um problema geral na instalação.

6- Problemas com os fios
Emendas de fios malfeitas, fios desencapados e mal isolados geram “fuga de corrente” e causam choques. Isso pode provocar o aumento do consumo de energia elétrica ou oferecer riscos de morte.

7- Evite “gambiarras”
Não faça adaptações ou qualquer tipo de “gambiarra” em suas instalações elétricas. Elas comprometem a segurança de seu imóvel e das pessoas que vivem ou trabalham nele.

8- Água e eletricidade: perigo de verdade
A água é boa condutora de eletricidade, portanto, nunca use e nem coloque aparelhos elétricos em lugares molhados (por exemplo, quando estiver no chuveiro ou na banheira). Também nunca mude a posição das chaves (verão/ inverno ou liga/ desliga) de seu chuveiro elétrico em funcionamento.

9- Normas ABNT = mais segurança para você
Confira se suas instalações foram projetadas e executadas de acordo com as Normas NBR 5410 da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

10- Não abra o seu aparelho de TV
Não mexa no interior de televisores, mesmo desligados. A carga elétrica pode provocar choques perigosos. Em caso de problemas com o aparelho, chame um técnico.

11- Limpeza de aparelhos elétricos
Somente limpe os eletrodomésticos de sua casa após desligá-los e desconectá-los da tomada. Jamais enfie garfos, facas ou quaisquer objetos metálicos no interior dos aparelhos, principalmente se eles estiverem ligados.

12- Aparelhos elétricos X canos metálicos
Quando estiver utilizando algum aparelho elétrico, não se encoste a canos metálicos (de água, por exemplo). Como eles estão em contato com a terra, a corrente elétrica poderá passar pelo seu corpo.

13- Crianças em casa: todo cuidado é pouco
Fique de olho nas crianças para que elas não mexam em aparelhos elétricos, toquem em fios e, principalmente, coloquem dedos em tomadas. Nesse caso, procure utilizar dispositivos próprios para vedar tomadas.

14- Desligue corretamente o seu aparelho elétrico
Nunca desligue um aparelho elétrico puxando pelo fio.

15- Aterramentos
O aterramento dos aparelhos elétricos e da caixa do padrão de medição é uma medida de segurança em caso de defeitos.

16- Choque no uso do chuveiro elétrico é sinal de problema
Se você toma choques quando liga o chuveiro elétrico pode ter certeza de que há problema de aterramento (fio terra) na instalação do chuveiro. Nesse caso, não tente consertar o defeito sozinho. Chame um eletricista de sua confiança.

Segurança externa:

1- Cuidado com as árvores
As árvores devem ser mantidas em um tamanho que não interfira nas redes elétricas, para evitar interrupções no fornecimento de energia, principalmente em dias de temporais e ventos fortes. A poda periódica é importante na prevenção de acidentes.

2- Instale a antena da TV longe da rede elétrica
Nunca instale a sua antena de TV próxima à rede elétrica. Se, acidentalmente, a antena cair sobre a rede, pode provocar choques elétricos com conseqüências graves. Cuidado também com a reparação de antenas muito perto de fios elétricos. Deixe esses serviços para profissionais especializados.

3- Cuidado com as pipas
Não empine pipas em locais próximos às redes elétricas. Oriente as crianças a brincar em áreas seguras, longe da fiação.

Interrupção de energia:

Este tipo de problema pode ter 3 origens:

1- A interrupção foi programada pela concessionária.
As interrupções são previstas pela concessionária para a realização de algum trabalho na rede elétrica. Elas são chamadas de “interrupções programadas” e seu tempo de duração é planejado. Nesse caso, a população é avisada com antecedência.

2- Houve interrupção acidental na rede concessionária.
Há casos em que as interrupções não são previstas, pois resultam de algum acidente na rede de eletricidade da concessionária.

3- Aconteceu algum defeito na instalação elétrica da casa.
Para descobrir se o defeito é em sua casa verifique se os vizinhos têm energia elétrica. Não se baseie na iluminação pública, pois ela tem circuito independente e poderá estar acesa. Se o problema ocorre apenas em sua residência, veja como identificar a causa:

– Comece pela caixa de distribuição. Desligue a chave geral e examine todos os fusíveis. Geralmente, o queimado está mais aquecido. Se ele for de louça, a ruptura na solda causada pelo excesso de carga elétrica estará bem visível.

– Outra orientação para procurar o defeito é desligar todas as chaves. Depois, ligue a chave geral e, uma a uma, ligue todas as chaves dos circuitos.

– O defeito poderá estar em um deles, exatamente naqueles cujos equipamentos não estiverem funcionando. Se nenhum dos circuitos funcionar, o fusível queimado poderá estar na chave geral ou no medidor de energia. Depois que ele for Identificado e trocado, observe se, em seguida, ele queimará de novo.

– Em caso positivo, terá ocorrido curto-circuito ou sobrecarga em algum ponto da instalação elétrica. Você precisará acionar um eletricista para reparar o defeito.

– Caso haja disjuntor do tipo “quick-lag” em lugar do fusível, basta rearmá-lo. Se acontecerem desligamentos seguidos, deve haver algum problema mais sério. Então, nesse caso, você também deverá chamar o eletricista.