Luz e Força Santa Maria celebra 75 anos

A Empresa Luz e Força Santa Maria, que atua em 11 municípios do Noroeste do Estado, completa 75 anos de história e fornecimento de energia elétrica de qualidade para a região.

Em 22/02/1946, através do Decreto nº 20.650, foi outorgado ao Sr. Henrique Nunes Coutinho, a concessão para o aproveitamento da energia da usina Santa Maria, em Colatina/ES.

A Empresa Luz e Força Santa Maria S.A foi constituída em 1959, sob a presidência de seu fundador. Mais tarde, o serviço foi ampliado para outros distritos de Colatina e parte de Santa Teresa. A energia elétrica promoveu o desenvolvimento local e os distritos tornaram-se municípios.

A Santa Maria fornece energia elétrica aos municípios de Alto Rio Novo, Pancas, Águia Branca, São Gabriel da Palha, Vila Valério (somente o distrito sede), São Domingos do Norte, Governador Lindenberg, Colatina, Marilândia, São Roque do Canaã e Santa Teresa (distritos de Santo Antônio do Canaã, São João de Petrópolis e 25 de Julho).

Outra figura importante na história da energia elétrica da região é o atual presidente e o filho do fundador da Empresa Luz e Força Santa Maria, Arthur Arpini Coutinho, que atua na empresa há 65 anos.

“Fomos uma das primeiras empresas do Brasil a universalizar a distribuição de energia. Hoje todos os habitantes da nossa região têm energia elétrica, o que foi conquistado em sua totalidade há cerca de dez anos”, comemorou Arthur Arpini Coutinho. “São anos de muito trabalho e dedicação. Agradecemos aos nossos colaboradores e, em especial, aos nossos consumidores”, finalizou.

Atualmente, a Santa Maria possui mais de 116 mil unidades consumidores e mais de 300 colaboradores. A empresa distribui energia elétrica em 11 municípios do Estado, atendendo uma área de 4.994 km². A empresa possui uma ampla e robusta rede de energia elétrica e seis subestações de distribuição.

O investimento permanente na qualidade dos serviços prestados fez com que a Santa Maria recebesse diversos reconhecimentos. Somente em 2020, a empresa conquistou o 3° lugar no Prêmio Abraconee 2020, que avalia o nível de transparência contábil das empresas e também foi eleita, pelo terceiro ano consecutivo, a melhor ouvidoria do Brasil pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).