Dúvidas frequentes

1. Como ativo o recebimento da minha Conta Digital? Com a Conta Digital, você tem muito mais praticidade e recebe a sua conta com antecedência, sem atrasos e com segurança.
Ative o recebimento da conta por e-mail no site, aplicativo da Santa Maria ou ligue para o 0800 970 9196. Acesse o nosso aplicativo e cadastre o seu e-mail.
Confira o passo a passo: Após o cadastro no app > Acesse a tela inicial > Clique no menu no canto superior esquerdo
> Clique em Serviços > Alteração cadastral > Role até o final do cadastro > Insira o e-mail que deseja receber a conta
> Clique em alterar cadastro.

2. Como coloco minha conta de energia em Débito Automático? Pague a sua conta sem sair de casa. Ative o débito automático no seu banco de forma online e mantenha a sua fatura em dia.O consumidor também pode optar pelo pagamento online por meio do Internet Banking diretamente no seu banco.

3. Onde posso pagar minha conta de energia? A Santa Maria tem diversos agentes credenciados. Você pode pagar sua conta em qualquer um deles. *Durante a crise do Coronavírus, verifique com antecedência se o estabelecimento estará funcionando. 

4. Se eu desligar um eletrodoméstico durante a noite irei poupar energia? Depende. Se você desligar um freezer, por exemplo, ele irá descongelar durante a noite. No dia seguinte terá que produzir novamente todo o gelo e gastará uma maior quantidade de energia para conservar os alimentos. Você irá poupar energia se desligar o seu ventilador, televisão, DVD ou ar-condicionado, por exemplo.

5. Onde se compra padrão pré-moldado? Você pode compra-lo em lojas de materiais elétricos ou diretamente com o fabricante.

6. O meu consumo de energia elétrica está aumentando muito, porque? Veja as possíveis causas:
– Fuga de corrente nas instalações elétricas;
– Instalações elétricas mal feitas;
– Uso constante de ventiladores e ar condicionado devido a estações quente durante o ano.
– Instalação de novos equipamentos ou aparelhos elétricos;
– Equipamentos elétricos em mau estado de conservação. (Ex: ar condicionado com filtro sujo, borracha de geladeira e outros;).
– Aumento do número de pessoas na residência, mesmo que temporariamente;
– Uso de lâmpadas incandescentes;
– A utilização de sua energia elétrica por terceiros.

7. Há uma árvore que precisa ser podada perto da minha residência. O que devo fazer? Entre em contato conosco no 0800 9709196. Tenha em mãos a sua conta de energia elétrica.

8. Há fios aéreos perto da minha casa que estão colocando em risco a comunidade. O que devo fazer? Entre em contato conosco no 0800 9709196. Tenha em mãos a sua conta de energia elétrica.

9. Preciso trocar o disjuntor da minha residência. O que devo fazer? Entre em contato conosco no 0800 9709196. Tenha em mãos a sua conta de energia elétrica.

Acesse nossa central de atendimento para mais esclarecimentos ou ligue: 0800 – 970 – 9196