Reclamações

O que é uma reclamação?

 O registro de uma reclamação pode ser, em linhas gerais:

  • Uma demanda que expresse insatisfação do consumidor e demais usuários em relação aos serviços e produtos prestados ou referente à atuação da distribuidora, no caso, a Santa Maria;

  • Uma demanda que tenha por objetivo o reconhecimento de um direito, ou a correção de ato que cause dano ou ameaça de dano a direitos do consumidor e demais usuários;

  • Eventual comunicação relacionada à interrupção do fornecimento de energia elétrica;

  • Solicitação de ressarcimento de danos elétricos em equipamentos;

  • Solicitação que implique correção de faturamento, dentre outras.

Objetivos e Propósitos do Tratamento das Reclamações

Nosso principal objetivo é aumentar a satisfação dos nossos consumidores. Atitudes como essa é de extrema importância, pois através de uma reclamação registrada é possível       propor ações internas para melhoria dos processos e consequentemente a melhoria contínua dos serviços oferecidos.

Política de Tratamento de Reclamações

A Empresa Luz e Força Santa Maria realiza distribuição de energia elétrica e busca excelência no fornecimento de seus serviços comprometendo-se a:

  • Melhorar continuamente os serviços de distribuição de energia elétrica e processo de tratamento de reclamações dos consumidores através da aplicação do Sistema de Gestão da Qualidade, bem como, implementar ações voltadas para melhoria contínua deste sistema;
  • Buscar a permanente satisfação dos consumidores;
  • Atuar em conformidade com requisitos aplicáveis ao negócio;
  • Garantir aos órgãos reguladores e fiscalizadores a confiabilidade dos indicadores da qualidade do fornecimento de energia elétrica (comerciais e técnicos);
  • Buscar permanentemente a sustentabilidade do negócio.

Onde posso registrar minha reclamação?

Como fazer as reclamações?

O titular da fatura (ou seu representante legal) ou quem tenha solicitado o serviço que está sendo reclamado, deverá acessar um dos canais informados acima, onde sua                      reclamação será recepcionada com o registro do número de protocolo.

Informações que devo fornecer ao reclamar

  • Dados da unidade consumidora (quando a reclamação se referir à unidade consumidora)
  • Dados pessoais de quem está fazendo a reclamação;
  • Descrição e dados relevantes pertinentes à reclamação;
  • Canal para resposta (telefone, e-mail, carta, etc.).

Como a reclamação será tratada?

As reclamações serão respondidas/atendidas em até 5 (cinco) dias úteis a contar da data do protocolo. Caso seja necessária a realização de visita técnica à unidade                             consumidora, a Santa Maria entrará em contato com o solicitante dentro do prazo acima, justificando e informando um novo prazo para solução, o qual será de no máximo 10               (dez) dias úteis a contar da data do protocolo, salvo casos em que há prazo específico de solução expressamente estabelecido na regulação da ANEEL.

Como posso obter retorno sobre a situação da minha reclamação?

O consumidor poderá acessar os canais informados acima e com o número de protocolo de atendimento obter informações quanto ao andamento de sua reclamação.

Opções que tenho para recorrer quando minha reclamação não for resolvida ou não fiquei satisfeito com a decisão em primeira instância?

  • OUVIDORIA da Empresa Luz e Força Santa Maria – através do telefone

          0800 707 0909 ou demais formas de contato conforme divulgação na página eletrônica da Santa Maria, link “Ouvidoria”.

  • ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica através do telefone 167.